Tudo o que eu passei para me formar na faculdade


É, aqui está a prova da minha conclusão e formação de Letras – Língua Portuguesa especializado em Literatura e a prova de que tudo é possível para Deus.


Até esse momento, dia 20/07/2022 (que escrevo esse texto), eu me formei na faculdade, e foi o maior desafio que eu tive em toda minha vida, e estou pronto para enfrentar muitos outros que virão. E com tudo o que eu passei e tive que enfrentar para me formar na faculdade eu resolvi escrever esse texto, pois é um testemunho que pode edificar muitas vidas e fazer as pessoas entenderem que tudo é possível para Deus.

Tentarei falar todos os detalhes que eu me lembrar, pois é claro que eu posso ter esquecido de uma coisa ou outra.

Essa história começa no ano de 2010, eu tinha 16 anos e eu estava no segundo ano do ensino médio, e esse período da minha vida era o período que eu estava passando por uma depressão bem complexa, por varias questões, e entre essas, eu tinha um complexo absurdo de inferioridade, e isso por muito tempo piorou a minha depressão, pois eu era um jovem que achava que não sabia fazer nada, absolutamente nada, eu achava que não tinha habilidade nenhuma, eu não sabia jogar bola, ou praticar qualquer outro esporte, minhas notas na escola eram sempre a média, nunca era acima e algumas das vezes eram abaixa da média, eu tinha dificuldade para conseguir fazer algumas coisas, enfim, eu achava que era um inútil no meio da sociedade, que não sabia fazer nada e que não agregaria em nada nesse mundo, ou seja, eu estava vivendo por viver, sem nenhum propósito de vida.

Eu pensei assim por anos, até que no início do ano de 2010 eu tive uma aula de arte com uma professora chamada Angélica, em que ela fez uma atividade para nós, alunos, fazermos.

A atividade foi a seguinte:

A professora colou no quadro branco cinco imagens de quadros antigos, entre esses, dos quais eu me lembro, havia um quadro com uma flor desenhada, um quadro com um casal dançando, um quadro com um desenho de uma cidade movimentada, e eu não me recordo dos outros quadros, mas eu me lembro exatamente o que aconteceu nesse dia.

Depois que a professora colocou as imagens no quadro branco, ela pediu para a gente usar pelo menos uma das imagens como tema e fazer alguma coisa, podia ser qualquer coisa, desde tentar reproduzir o quadro desenhando, ou desenhar algo relacionando a imagem, criar uma música, um poema, uma história, podia ser literalmente qualquer coisa. Deixa sua mente fluir, foi o que ela disse para nós fazermos a atividade.

Pois bem, quando eu olhei aquelas imagens, eu tive uma ideia do que eu iria fazer, então eu perguntei para a professora se eu poderia criar uma história relacionando as cinco imagens na minha história, e ela disse que sim (se eu conseguisse, foi a resposta dela).

Então eu comecei a escrever essa história, algo que eu pensei que qualquer pessoa poderia fazer, e não havia nada de mais.

Enquanto eu escrevia a história, os outros alunos iam terminando a tarefa e entregando a professora, e logo eram liberados para o recreio, e eu fui percebendo, e ao mesmo tempo eu fui ficando constrangido, que os alunos entregavam uma folha única somente com a frente desenhada ou escrita da atividade, enquanto que eu tinha escrito uma folha inteira frente e verso e estava na segunda folha escrevendo.

Todos já haviam terminados a tarefa e eu fui o último a terminar. E depois que eu terminei eu entreguei para a professora três folhas com toda a minha história escrita na frente e no verso delas, fiquei até constrangido, pois eu fui o único a fazer isso.

Quando a professora viu o que eu tinha feito, ela se admirou e me perguntou se eu poderia esperar na sala enquanto ela lia meu trabalho, e eu respondi que sim. Então eu fiquei na sala esperando-a ler toda a minha história. Aquele momento foi onde tudo começou.

Depois que ela leu a minha história, ela olhou para mim e deu um sorriso bem expressivo, e me disse coisas que mudaram a minha forma de pensar.

Ela disse que o que eu tinha escrito poderia ser considerado uma obra literária do gênero conto, e que não é qualquer pessoa que consegue fazer uma história daquela, pois precisa de muita criatividade e mesmo assim as pessoas demoram horas ou até dias para escrever um conto, enquanto que eu fiz em dois tempos de aulas. Disse ainda que eu tinha um dom para escrever e que eu deveria desenvolver mais esse meu dom, chegou a dizer que a escola onde eu estava não me ajudaria com isso, e que ela iria me ajudar a ir estudar em uma escola pública melhor para eu desenvolver esse meu dom, mas isso não aconteceu, pois aquela aula foi a última aula que ela deu a nós. Ela estava grávida e acabou tendo que entrar de licença por causa da gravidez.

Quando ela me disse todas essas coisas, eu fiquei muito feliz e naquele momento comecei a conversar com ela sobre o que eu poderia fazer, e ela disse que além da escola que poderia me ajudar com essa minha única habilidade, eu poderia fazer uma faculdade de Letras, que era exatamente o que eu precisava para desenvolver melhor a minha escrita e criatividade literária, ela chegou a se oferecer para me ajudar com tudo isso, mas como eu disse, infelizmente isso não pôde acontecer.

Pronto, esse foi o exato momento em que foi criado em mim uma meta e um objetivo a ser alcançado, que era me formar em Letras, mas havia um grande problema que precisava ser resolvido, eu odiava literatura e língua portuguesa, achava uma das matérias mais chatas da escola, mas era exatamente o que eu precisava fazer.

Então a minha meta e meu objetivo era terminar os estudos, procurar um emprego que me desse condições para fazer a faculdade de um curso que eu não gostava, mas que era necessário para mim.

No ano de 2012, foi o ano que eu terminei os estudos, e em março de 2013 eu comecei a trabalhar como jovem aprendiz em uma empresa de ônibus, que no início era um contrato de um ano, mas que eu poderia ser efetivado pela empresa, então eu pensei que se a empresa me contratasse eu iria procurar uma faculdade para fazer meu curso de Letras, mas um ano passou e a empresa não me contratou, ou seja, eu fui desligado depois que o tempo do contrato acabou em 2014.

Quando foi julho de 2014 eu comecei a trabalhar em uma fábrica de suco natural, era uma empresa excelente, e pensei: assim que passar os três meses eu vou procurar uma faculdade, mas a empresa não estava indo bem, estava se decaindo cada vez mais, o pagamento não estava sendo pago em dia, eles atrasavam muito o salário, enfim, fiquei trabalhando meses sem receber a ponto de eu pedir demissão.

Então eu comecei a orar a Deus pedindo um emprego para eu poder fazer a minha faculdade, pois era a única coisa que eu sabia fazer e eu precisava disso, precisava investir nessa minha única habilidade que eu tenho.

No mês de setembro de 2015 eu comecei a trabalhar em um supermercado, dessa vez parecia que eu ia conseguir fazer o que eu queria, depois de três meses que eu estava trabalhando na empresa eu comecei a pesquisar faculdades com cursos de Letras na internet, mas não consegui, pois todos que eu encontrei eram EAD, e eu não queria fazer faculdade online, eu precisava de um professor presencial explicando tudo para eu poder aprender melhor, pois fazendo online eu teria que aprender por mim mesmo, e eu sou muito retardado, precisava de alguém para esclarecer os assuntos, ainda mais que seria difícil, pois eu trabalhava no fechamento de loja das 13h até às 21h em um super mercado no bairro de Guadalupe no Rio de Janeiro, e seria difícil achar uma faculdade de Letras que fosse perto o bastante para eu não me atrasar no trabalho e que fosse presencial.

Fiquei meses pesquisando, tentando encontrar uma faculdade de Letras que fosse presencial, mas não encontrei nada.

Então eu cheguei a desistir de fazer essa faculdade, e resolver ir morar sozinho, quando foi no meio do ano de 2016, apareceu uma mulher, que fazia parte da igreja onde eu congrego, anunciando uma casa para alugar, eu cheguei a conversar com ela para saber o valor e como era a casa, ela ia até me dar um desconto de 100 reais por eu ser da igreja se eu alugasse a casa, foi uma oferta que eu achei excelente e pedi para ela me dar uma semana para resolver algumas coisas. Durante essa semana eu orei a Deus pedindo uma direção, para saber se era isso que eu deveria fazer, pois eu não consegui realizar o meu objetivo, então faltando uns 5 dias para eu falar com a menina da casa, eu ligo meu computador, coloco no Google, fecho meus olhos, abaixo a cabeço e faço a seguinte oração:

– Senhor, eu não sei quais são os seus planos para mim, mas o Senhor sabe quais são os meus, então se for da tua vontade, por favor, opera na minha vida para eu fazer a escolha certa.

Então eu comecei a pesquisar sobre o curso que eu estava querendo, e eu acabei achando um anúncio da Universidade Castelo Branco sobre o curso de Letras, então eu pego o telefone e ligo para a universidade para me informar sobre esse curso de Letras, a informação que eles me passaram foi a seguinte.

A Universidade Castelo Branco, estava abrindo vagas para a primeira turma de Letras – Português Literatura na unidade de Guadalupe (a 5 minutos de onde eu trabalhava), na parte da manhã, de 7h às 12h30min a um preço promocional de R$ 380,00 mensais até o final do curso.

Quando eu recebi essa informação eu agradeci muito a Deus, pois ele operou literalmente e iria operar mais ainda.

Estava tudo perfeito, o curso era presencial, a universidade era perto do meu trabalho, o preço era super acessível para mim e o horário era exatamente o que eu estava procurando, louvado seja Deus.

Depois de receber toda essa informação perguntei como eu poderia fazer para começar a fazer a faculdade, então o atendente diz que eu tinha que ir até a unidade de Guadalupe para pegar todas essas informações, pois eu poderia fazer uma inscrição para fazer um pré-vestibular, que poderia me proporcionar até 100% de desconto na faculdade.

No dia seguinte eu fui até a Universidade Castelo Branco na unidade de Guadalupe e fiz tudo o que precisava ser feito para eu começar a faculdade, além de fazer a inscrição para fazer a prova de pré-vestibular que poderia me dá desconto, mas eu não me preocupei muito com essa prova, pois mesmo se eu não conseguisse desconto eu conseguiria pagar a faculdade com o que eu recebia do trabalho. Quando eu fiz a inscrição a atendente me informa que eu iria receber o boleto que deveria pagar para fazer a prova e que eu teria 24 horas para pagar o boleto para confirmar o pagamento e fazer a prova no dia marcado, mas por falta de informação, eu acabei não conseguindo pagar o boleto, pois eles me enviaram por SMS e eu pensei que seria por e-mail, e eu não olho mensagem de SMS (ninguém olha mensagem de SMS hoje em dia) e por causa disso não pude fazer a prova.

Depois que eu fiz a inscrição para fazer a prova de pré-vestibular tinha chegado o dia para eu falar com a mulher que iria alugar a casa para mim, então eu conversei com ela e expliquei toda a situação e ela entendeu completamente.

Não consegui fazer o pré-vestibular, mas mesmo assim eu ainda queria fazer a faculdade então eu perguntei o que eu precisaria fazer para conseguir fazer a faculdade de Letras na Universidade Castelo Branco.

A informação que eles me passaram era que eu deveria comparecer à universidade para fazer uma redação que me incluiria nessa nova e primeira turma de Letras na unidade de Guadalupe.

Chegando lá eu sou avisado que a redação não me daria desconto nenhum, mas que era um processo burocrático que a universidade faz para incluir os alunos para o curso de Letras, em que a finalidade é fazer o aluno fazer uma redação da qual será avaliada e por meio da avaliação a universidade dirá se o aluno estará ou não adepto ao curso de Letras.

Ou seja, era uma redação que eu era obrigado a fazer se eu quisesse cursar Letras e que eu não pagaria nada e também não me daria desconto nenhum nas mensalidades, diferente do pré-vestibular que eu teria que pagar a inscrição e que eu poderia ganhar desconto.

Pois bem, eu fiz a redação e entreguei, e eles me deram o prazo de uma semana para me avisar sobre a avaliação da minha redação. E nesse tempo eu orei pedindo a Deus para que a minha redação fosse bem avaliada para eu começar a fazer a faculdade.

Na semana seguinte, eu recebo um telefonema da universidade para falar sobre a minha redação, na ligação o atendente me informa que a minha redação foi muito bem avaliada, foi tão bem avaliada que a universidade investiria em mim me dando um desconto promocional de 50% na mensalidade até o final do curso caso eu ainda queira fazer o curso de Letras e para isso eu precisava ir até a universidade para resolver todo o trâmite para eu começar a cursar.

Foi a melhor notícia que eu recebi nesse dia.

No dia seguinte, eu fui até a universidade e resolvi tudo o que tinha que resolver, entreguei todas as documentações e na semana seguinte no início de agosto de 2016 eu já estava iniciando o meu curso de Letras – Português Literatura, estudando na parte da manhã, perto de onde eu trabalhava, com aulas presenciais e com um desconto de 50% na mensalidade do preço promocional.

Tudo estava perfeito, parecia que nada iria atrapalhar, pois Deus tinha operado de uma forma sobrenatural, pois o desconto que eu recebi, eu não poderia receber, mas recebi, como se Deus estivesse me dizendo: você paga 50% e eu pago os outros 50%, Deus tinha deixado claro que esse curso de Letras era o que eu deveria fazer.

Mas no final do ano de 2016, final do meu primeiro período na faculdade, a coordenadora nos informa que por haverem poucos alunos no curso de Letras na unidade de Guadalupe, o curso teria que ser transferido para a sede da Universidade Castelo Branco em Realengo.

Bom, essa informação me desanimou totalmente, pois eu teria que ir para Realengo se eu quisesse fazer faculdade de Letras, mas estava fora de cogitação, pois a unidade de Realengo era totalmente contra mão para mim, e além de eu ter que pegar dois ônibus para chegar lá, o curso ia ser na parte da noite, ou seja, não tinha como eu ir para Realengo, ou eu parava de fazer faculdade para continuar no trabalho, ou eu pedia demissão para fazer a faculdade, e não tem como eu fazer a faculdade se eu não tenho dinheiro para pagar.

Pois bem, fui até a secretaria da universidade para explicar toda a minha situação, e eles me disseram que eu poderia trancar a faculdade, mas que eu poderia perder o desconto de 50% que eu tinha, mas para eu não perder o desconto eu tinha que escrever uma carta explicando toda a minha situação, no qual essa carta iria para a diretoria que iria autorizar eu trancar a faculdade sem perder os 50% de desconto. A carta foi feita, foi entregue, lida pela direção e aceita, então eu poderia trancar a faculdade sem perder o desconto, mas tinha condições para isso, se eu ficasse com a faculdade trancada por um ano eu perderia o desconto e se ficasse dois anos com a faculdade trancada eu perderia tudo o que estudei, tendo que estudar tudo de novo.

Ou seja, com toda a minha situação tive que trancar a faculdade correndo o risco de perder tudo o que eu tinha recebido.

Fiquei seis meses com a faculdade trancada, e durante esses seis meses eu orei muito a Deus pedindo ajuda e uma direção sobre o que eu deveria fazer.

Em fevereiro de 2017, eu liguei para a universidade para saber se tinha alguma turma de Letras aberta, e eles me informaram que sim e no mesmo instante eu pedi para reabrir minha matrícula e me colocar nessa turma.

Em fevereiro de 2017 eu reabri a minha matrícula e entrei nessa nova turma de Letras.

Tudo estava indo muito bem, a turma era grande, havia outras turmas de outros cursos de licenciatura na unidade de Guadalupe, parecia que nada ia dar errado, mas no final do ano de 2017, foi dado a notícia que todos os cursos de licenciaturas iriam acabar na unidade de Guadalupe e que todas as turmas dessa área iriam para a sede de Realengo.

Ou seja, o que aconteceu no final do ano de 2016 aconteceu de novo no final do ano de 2017, só que dessa vez não teria mais cursos de licenciatura na unidade de Guadalupe, ou seja, se eu trancasse o curso, eu correria o risco de vez em perder tudo, o desconto, as disciplinas estudadas, o tempo gasto, o dinheiro que foi gasto nos períodos anteriores, enfim, eu ficaria totalmente no prejuízo, então eu comecei a orar a Deus pedindo uma direção sobre o que eu deveria fazer.

Chegou dezembro, as aulas tinham acabado e o boleto de janeiro já tinha chegado, se eu pago esse boleto, significaria que eu continuaria estudando, se eu fosse trancar teria que fazer toda aquela burocracia de novo para trancar sem perder o desconto de 50%.

Eu literalmente não sabia o que fazer, não queria trancar o curso, mas não tinha outra escolha, comecei a orar muito a Deus para me dá algum sinal, fazer algum milagre, sei lá, alguma coisa que pudesse me fazer continuar a faculdade.

Na metade do mês de dezembro senti algo dentro de mim que me fazia querer pagar o boleto de janeiro, algo que eu não queria, pois se eu pagasse o boleto de janeiro e depois trancar a faculdade eu iria gastar o dinheiro à toa, então eu comecei a orar a Deus para saber se o que eu sentia vinha d’Ele, pois estava confuso, literalmente sem saber o que fazer, faltando poucos dias para o ano acabar, e eu ficando cada vez mais angustiado, com um sentimento totalmente confuso.Momentos antes do natal de 2017, eu resolvi pagar o boleto de janeiro, peguei o boleto e fui até a caixa lotérica, e durante o caminho todo eu orava para que Deus me ajudasse de alguma forma, eu paguei o boleto e fui para casa pensando no que eu tinha feito, eu iria esperar até o último momento para trancar a faculdade, pois as aulas começavam em fevereiro, eu tinha fé que Deus poderia fazer alguma coisa até lá, e eu não iria poder continuar a faculdade se eu não tivesse pagado o boleto de janeiro.

Ou seja, foi um risco que eu fiz pagando o boleto de janeiro de 2018.

Pois bem, o ano terminou e no dia 08/01/2018 eu sou chamado pelo gerente da loja para comparecer até a gerência, chegando lá, ele me explica sobre algumas mudanças que a empresa estava passando e entre essas mudanças eles estavam desligando algumas pessoas da empresa e o meu nome estava nessa lista dessas pessoas, ou seja, foi o dia que eu fiquei desempregado. Eu não tinha mais emprego, mas eu ainda poderia continuar a faculdade.

E foi o que eu fiz, continuei a faculdade e todo o dinheiro que eu recebi da empresa onde eu trabalhei, seja rescisão, tempo de trabalho, férias remuneradas, fundo de garantia, auxílio desemprego e entre outras economias que eu tinha feito nos anos anteriores, eu investi tudo na faculdade.

No meio do ano de 2019 minha mãe e minha irmã começaram a me ajudar a pagar a faculdade, apesar delas me ajudarem, as duas juntas pagavam apenas 45% da mensalidade, pois, por eu ter trancado a faculdade, tive um desfalque na minha formação. Quando eu reabri a matrícula, eu tive que entrar em um novo fluxo do curso de Letras, ou seja, algumas coisas mudaram, no fluxo que eu estava eu concluiria a faculdade em três anos e o preço da faculdade era menor, mas no novo fluxo da reabertura da minha matrícula o tempo de conclusão era de quatro anos e o valor da faculdade era maior, ou seja, meu tempo de formação aumentou e a mensalidade aumentou de preço.

E todo esse dinheiro que eu tinha estava acabando e eu ainda precisava continuar a faculdade.

Então eu orei para que Deus me desse alguma estratégia para eu conseguir pagar a faculdade, e a estratégia que eu tinha era pegar uma parte do dinheiro que eu tinha e investir comprando água para vender, mas no ano de 2020 veio a pandemia, e houve paralisação total no Rio de Janeiro, de forma que nada podia abrir e as aulas começaram a ser online. Ou seja, não tinha como eu fazer o que eu tinha planejado, mas depois de tudo o que eu tinha passado antes, eu tive fé de que Deus iria de alguma forma me ajudar a concluir a faculdade, como ele tinha me ajudado antes e como de fato me ajudou nesse momento.

Em abril de 2020 o governo federal libera o auxílio emergencial para todos os desempregados e pessoas que foram afetadas pela paralisação da pandemia, eu me inscrevi e fui aprovado no auxílio, e eu comecei a receber, peguei todo o dinheiro do auxílio emergencial juntei com o que eu já tinha para pagar a faculdade e foi mais que o suficiente, consegui pagar toda a minha faculdade.

No dia 18/12/2021 foi o dia em que todas as notas do curso foram lançadas no sistema em que de fato confirmou minha conclusão.

E hoje estou aqui contando essa história para você de como eu consegui concluir minha faculdade e me formar em Letras – Língua Portuguesa.

Não precisamos nos preocupar com as coisas as quais Deus não nos revelou, simplesmente temos que entender que Deus é soberano em tudo o que faz.

Foram tantas dificuldades que surgiram que poderiam facilmente me impedir de me formar, tanto que, o que eu deveria fazer em 3 anos, acabou se tornando 6 anos.

Foram 6 anos de muita dificuldade e muitas lutas para eu conseguir concluir essa faculdade, pois mesmo com tudo o que aconteceu, eu me mantive firme em ir até o final, mesmo eu, muitas das vezes, querendo chutar o balde e abrir mão dos estudos, mas graças ao bom Deus eu consegui e alcancei o meu objetivo que é me formar em Letras, e com isso eu quero demonstrar a minha gratidão a todas as pessoas que me ajudaram nessa minha jornada. Foram exatamente R$ 16.422,78 que eu gastei nesse tempo de 6 anos de faculdade. Tudo isso foi com a ajuda de Deus, pois sem ele nada disso seria possível.

Agora quero agradecer e demostrar a minha gratidão a todos que tiveram envolvimento com minha formação acadêmica.

Quero primeiro agradecer a Deus por tudo o que eu vivi até aqui, pois sem a ajuda d’Ele eu não teria conseguido alcançar o meu objetivo, quero agradecer a minha mãe Emerita e a minha irmã Érica que me ajudaram a pagar a faculdade e quero agradecer também ao professor Everaldo Lisboa por aplicar aulas de Filosofia da Educação e Antropologia da Educação; à professora Stella Rocha por aplicar aulas de Práticas Pedagógicas, Educação Inclusiva, Currículo e Temas Transversais; à professora Maria Rosa por aplicar aulas de Psicologia da Educação; ao professor Ricardo Hebraim por aplicar aulas de Teoria da Literatura 1, Literatura Brasileira Ficção e Teatro Brasileiro; à professora Ana Paula por aplicar aulas de Didática, à professora Rose Cleia por aplicar aulas de Estudo de Sintaxe da Língua Portuguesa;  ao professor Valdemar por aplicar aulas de História da Arte e da Literatura; ao professor Luiz Antônio Pereira por aplicar aulas de Fundamentos Socioantropológicos da Educação; ao professor Leonardo Samu por aplicar aulas de Estudo de Linguística 1; à professora Angélica Castilho por aplicar aulas de Teoria de Literatura 2; à professora Ana Claudia Rayol por aplicar aulas de Projeto Profissional Ciclo Fundamentos, Estágio Curricular Supervisionado - Ensino Fundamental e Estágio Curricular Supervisionado - Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial; ao professor Ricardo Pinheiro por aplicar aulas de Estudo de Linguística 1, Estudo de Linguística 2, Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa, Literatura Brasileira Poesia, Literatura Comparada, Literatura Portuguesa Ficção, História da Língua Portuguesa, Instrumentação IV - Literaturas em Língua Portuguesa, Instrumentação III - Linguística Aplicada e Literatura Africana; ao professor Anderson Ribeiro por aplicar aulas de Estudo de Sintaxe da Língua Portuguesa, Estudo de Sintaxe da Língua Portuguesa e Morfossintaxe; ao professor Ricardo Teixeira por aplicar aulas de Projeto Profissional Ciclo Desenvolvimento, Tópicos Contemporâneos em Literatura, Projeto Profissional Ciclo e Aprimoramento, Literatura Infantojuvenil, Literatura Universal, e Trabalho de Conclusão de Curso; à professora Silva Senos por aplicar aulas de Legislação e Políticas Educacionais, Estágio Curricular Supervisionado - Ensino Médio e Técnico Profissionalizante e Instrumentação para o ensino de línguas I - Avaliação de materiais; ao professor Luiz Claudio por aplicar aulas de Projeto Trabalho de Conclusão de Curso; ao professor Francisco Pereira por aplicar aulas de Estágio Curricular Supervisionado - Gestão Escolar; à professora Kelly Carvalho por aplicar a aula de Estudos de morfologia da língua portuguesa e por ser minha orientadora para o meu trabalho de conclusão de curso; e sou grato também à falecida professora Deise Rodrigues por aplicar aulas de Métodos e Técnicas de pesquisa.

Apesar de muitos desapontamentos que eu tive com a UCB, eu ainda sou grato a universidade por ter me proporcionado a oportunidade de estudar e concluir meu curso de Letras, agradeço a todo atendimento técnico, direção e a todos os atendentes da secretaria que tiraram todas as minhas dúvidas e me ajudou bastante na parte burocrática da universidade; e mesmo com a crise, ainda recomendo as pessoas a estudarem nessa universidade.

Essas são todas as pessoas que influenciaram na minha formação. Quero deixar registrado que sou extremamente grato a todos vocês por me ajudarem e por vocês dedicarem o tempo de vocês para me ajudar a concluir esse curso, que, até o momento, foi o meu maior desafio.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário