Livro - Você não está sozinho (Elielton Lima)


Você nunca esteve sozinho

Finalmente chegamos à parte final desse livro.
Provavelmente depois de lê esse livro, muitas coisas em sua mente e em seus sentimentos foram mudados e creio que vai mudar ainda mais com o que irei te revelar.
Mas antes, preciso saber de algumas coisas sobre você.
Antes de continuar lendo sobre essa finalização, me diga o que você aprendeu com ele, ou melhor, diga a Deus o que você aprendeu com esse livro.
Pare por um momento e reflita sobre o que você leu, tente analisar a sua vida e comparar com esse livro.
Tem alguma coisa aqui que você se identificou? E se tiver que parte seria? Alguma coisa mudou em sua vida? E se mudou o que seria?
Depois de lê esse livro, você vai continuar pensando da mesma forma que você pensava antes?
Faça uma análise completa sobre a sua vida, seus pensamentos, seus sentimentos, as pessoas em sua volta.
Pare agora mesmo e reflita pelo menos dez minutos sobre tudo isso e depois volte aqui e continue lendo.



Agora que você já pensou, se é que você realmente pensou, irei falar de uma pessoa muito conhecida na bíblia que também passou os seus momentos de depressão, iria falar sobre mim mesmo, dando meu testemunho sobre o que eu era e o que eu sou hoje, mas pelo visto não precisarei fazer isso, pois eu já disse como eu era e provavelmente você deve imaginar como eu estou hoje, pois eu estou aqui sentado em minha cama (como disse antes) lhe contando tudo isso.

Você conhece um jovem chamado Davi?
Davi foi o rei mais conhecido de toda a bíblia, ele é aquele que foi escolhido pelo próprio Deus e de acordo com Paulo, Davi foi escolhido segundo o coração d’Ele (Atos 13.22), ou seja, segundo a vontade soberana de Deus.
Mas temos que entender que Davi teve o seu momento de juventude assim como eu e você, ele não teve mordomia como muitos pensam.
Davi era rejeitado, ignorado pelos seus irmãos, pelo seu pai, ou melhor dizendo, Davi era rejeitado por toda a sua família.
Davi não tinha estatura de guerreiro, era o menor da família, era o filho mais novo de seu pai Jessé. Ele era ruivo de estatura pequena de boa aparência e isso fez com que seu pai e seus irmãos os rejeitassem por ele ser diferente da família.
Jessé o ignorava tanto que ele dava mais valor para os seus sete filhos mais velhos por eles serem soldados de Saul (rei da época) do que para Davi seu filho caçula.
Para Jessé Davi não servia para nada a não ser cuidar das suas ovelhas.
Davi também teve uma vida assim de rejeição, negação, ele foi ignorado e odiado pelos irmãos.
Davi tinha tudo para cometer o tal do suicídio, pois ele sabia que isso seria bom para seu pai e seus irmãos.
Davi tinha tudo para ser uma pessoa deprimida, sem foco, sem direção, sem ninguém na vida, mas ele não era assim.
Davi tinha um pensamento fora do normal, ele enxergava alem do que ele via, uma coisa que Davi tinha que nós infelizmente não temos, visão espiritual.
Ele sabia que mesmo ele sendo rejeitado por todos, existia alguém com ele, que o acompanhava, que ouvia a sua voz, que o consolava e que nunca o abandonou.
Davi entendia que todos poderiam os rejeitar, mas que Deus nunca o abandonou e nunca o abandonará. Se você lê o salmo 23 que foi escrito pelo próprio Davi você percebe que o momento que ele escreveu esse salmo foi em momento de aflição de depressão, no versículo 1 ele diz: O Senhor é o meu pastor; nada me faltará”. Ele estava dizendo, que mesmo ele sem ninguém para ajudá-lo, ele tinha um Deus que o guiava e que nunca iria deixar ele na mão. E se você continuar lendo o capítulo você vai vê: “Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome” (v2-3). Ele entendia que poderia ficar calmo, sem temer ou ficar ansioso, pois a vida dele estava nas mãos de Deus.
Uma coisa muito interessante, mas que você pode até achar que eu estou louco, mas eu irei explicar, é que nesse mesmo capitulo Davi nos demonstra que ele também já pensou em cometer suicídio, sim Davi no seu momento de depressão já pensou em acabar com a sua vida.
Você pode está pensando em que parte está isso?
Versículo 4: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam”.
Vamos entender melhor esse versículo por palavras e partes.
Primeira parte A: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo”. Em outras palavras ele estava dizendo: eu posso passar por momentos de aflição de negação e tentar contra a minha própria vida, mas mesmo eu querer tentar contra mim mesmo o Senhor ainda estará comigo.
Segunda parte B: “a tua vara e o teu cajado me consolam”. Ai nessa parte percebemos que Davi estava precisando de consolo algo que o tirasse da depressão, do medo, da angustia. Lembra quando eu falei do motivo das pessoas cometerem suicídio? É de não encontrar a felicidade, a paz interior, quando uma pessoa não encontra a felicidade e a paz ela pensa em suicídio e Davi estava se sentindo assim, triste com medo, mas ele sabia que Deus o consolava que Deus estava com ele e o ajudava. A vara representa a disciplina, mas disciplina de que? Pensar em suicídio não é um pensamento de Deus e sim do maligno, ele entendia que mesmo pensando nisso Deus o corrigia o fazendo pensar diferente do que ele estava pensando e o cajado representava a direção certa que ele deveria tomar, pois o suicídio é uma direção dada por Satanás e não por Deus, e quando ele fala “a tua vara e o teu cajado me consolam”, ele está dizendo que a correção de Deus e os Seus caminhos são mais importantes do que os dele.
Davi entendia que não era só porque ele era rejeitado por todos que ele deveria ficar triste, angustiado, com medo, desapontado, aflito, pois existia um Deus que o honraria no momento certo e foi por isso que ele escreveu esse salmo, para expressa o que ele realmente estava sentindo. E no final você entende mais ainda que ele sabia que Deus um dia iria honrá-lo.

Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos; unges com óleo a minha cabeça, o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias.
            (versículo 5,6)
E foi o que aconteceu.
Deus pede para o profeta Samuel ir até a casa de Jessé, porque Deus iria escolher um dos filhos dele para ser rei. Chegando lá Samuel pede para Jessé reunir todos os seus filhos, pois Deus vai escolher um deles para ser rei. E Jessé reuni todos os seus filhos que ele achava dignos de serem rei, ou seja, ele não chama Davi. Muitas pessoas dizem que ele esqueceu Davi, outros dizem que ele não se importava com Davi, outros dizem que ele não via em Davi estatura para rei. Bom, eu já acho que ele tinha isso tudo, Jessé não se importava com Davi, não acha que Davi algum dia poderia ser um guerreiro e quando ele recebe a ordem de Samuel para chamar todos os seus filhos ele se esquece de Davi, de tão insignificante era Davi para seu pai.
Samuel não percebe que estava faltando um jovem ali no meio dos filhos de Jessé, então ele olha para Eliabe, um homem forte de boa estatura e por ele ser assim Samuel achava que Eliabe foi o que Deus escolheu, mas Deus diz uma coisa muito interessante e ao mesmo tempo linda.
Deus diz:
– Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração. (1Samuel 16.7)
Deus não vê as coisas como nós vemos, Ele olha para o nosso interior, ele sabe o que passamos o que sentimos o que pensamos e Ele sabia o que Davi estava suportando sabia o que Davi estava sentindo.
Então Samuel percebe que Deus não escolheu nenhum dos filhos que Jessé tinha apresentado a ele, então Samuel olha para Jessé e pergunta: – Acabaram-se os seus filhos?
Jessé então se lembra do filho rejeitado, ignorado e diz que ainda existia um que era tão insignificante que cuidava somente das ovelhas, então Samuel pede para que Jessé o chame.
Então Davi chega e Deus diz a Samuel que era esse o escolhido, que é esse que deve ser ungido como rei de Israel.
E ali Davi é ungido sendo reconhecido por Deus como rei de Israel na frente de seu pai e de seus irmãos, aqueles que os ignoravam, que os rejeitavam, fazendo assim como Davi compôs em seu salmo 23: “Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos; unges com óleo a minha cabeça, o meu cálice transborda.”
Então leitor(a) lembre que você não está sozinho, existe um Deus que está ao seu lado sempre, Ele nunca vai te abandonar. E toda vez que você estiver se sentindo sozinho, sem ninguém, rejeitado por todos, lembra-se sempre d’Ele, pois é Ele quem te consola.
Deus vai está sempre disposto a te ouvir, a te ajudar a te consolar, mas é preciso que você busque a Ele, se entregar a Ele, pois é através d’Ele que você vai encontrar a verdadeira alegria, felicidade, paz, calma, gozo, esperança e sossego. Ele é o único que sabe realmente o que você sente e o que você está passando.
E toda vez que você achar que está sozinho lembre-se sempre, que você não está sozinho, você nunca esteve sozinho.

Deus te abençoe.





Nenhum comentário:

Postar um comentário